publicações

Imagem - Supremo Tribunal Federal decide pela inconstitucionalidade da incidência do imposto de renda sobre pensão alimentícia
Alerta Tributário

Supremo Tribunal Federal decide pela inconstitucionalidade da incidência do imposto de renda sobre pensão alimentícia

Em 03.06.2022, o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) n.º 5.422 que discutia a constitucionalidade da incidência do imposto de renda sobre os alimentos ou pensões alimentícias quando fundados no direito de família.

Por 8 votos a 3, prevaleceu o entendimento do Ministro Relator Dias Toffoli que ao analisar o disposto nos artigos 3º, § 1º, da Lei nº 7.713/88, 4º e 46 do Anexo do Decreto nº 9.580/18 e. 3º, caput e § 1º; e 4º do Decreto-lei nº 1.301/73 deu interpretação conforme à Constituição Federal para afastar a incidência do imposto de renda sobre valores decorrentes do direito de família percebidos pelos alimentados a título de alimentos ou de pensões alimentícias.

O Ministro Relator entendeu que a pensão alimentícia não se constitui como renda nem provento de qualquer natureza, mas simplesmente montantes retirados dos rendimentos recebidos pelo alimentante para serem dados ao alimentado. O recebimento da renda pelo alimentante já se constitui como fato gerador do imposto de renda, de modo que, submeter os valores recebidos pelo alimentado a título de pensão alimentícia a nova incidência do imposto de renda, configuraria bis in idem.

Acompanharam o entendimento do Ministro Relator, os Ministros Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, André Mendonça e Luiz Fux.

A divergência foi aberta pelo Ministro Gilmar Mendes que entendeu que as pensões alimentícias decorrentes do direito de família devem ser somadas aos valores de seu responsável legal aplicando-se a tabela progressiva do imposto de renda para cada dependente, ressalvada a possibilidade de o alimentando realizar isoladamente a declaração do imposto de renda. Acompanharam a divergência os Ministros Edson Fachin e Nunes Marques.

Com isso, o Supremo Tribunal Federal fixou a seguinte tese: “É inconstitucional a incidência de imposto de renda sobre os alimentos ou pensões alimentícias quando fundados no direito de família”.

 

 

 

Texto publicado no dia 20/06/2022.