Integrantes

Renato Nunes

Direito Tributário Estruturação de Negócios

Experiência: Renato atua há longa data com temas de Direito Tributário e Direito Empresarial, tanto no âmbito consultivo como no contencioso, prestando assessoria em relevantes negócios no Brasil e no exterior. Ele alia à sua sólida experiência na advocacia as atividades de ensino na área jurídica e de julgador nos 03 principais Tribunais Administrativos do Brasil que tratam de assuntos tributários. Tendo passagens por uma das maiores empresas de auditoria e consultoria tributária do mundo e por escritórios brasileiros de renome, Renato é reconhecido no meio profissional como advogado com sólida formação acadêmica, que atua de forma objetiva e com alto foco no interesse do cliente e que propõe soluções inovadoras nos casos em que trabalha.

Formação Acadêmica: Doutor, Mestre e Especializado em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Atividades Profissionais: Professor de Direito Tributário da FGV, da USP/Esalq e do Insper; Professor convidado de cursos de pós-graduação por todo Brasil; Diretor Jurídico do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (CBEXS); Palestrante em cursos de curta duração e simpósios relacionados a temas tributários e de Direito Empresarial. Renato já foi Conselheiro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), Juiz do Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo (TIT SP), Conselheiro do Conselho Municipal de Tributos de São Paulo (CMT SP) e Coordenador da divisão de tributos municipais da Comissão de Processo Administrativo Tributário da OAB/SP. Renato também já integrou a Comissão de Orçamento e Contas da OAB/SP, a  Comissão de Prerrogativas e a Comissão de Direito Sanitário desta Entidade.

Publicações: Autor dos livros “Imposto sobre a Renda Devido por Não Residentes no Brasil”, publicado pela Editora Quartier Latin, e “Tributação e Contabilidade”, publicado pela Editora Almedina, Renato também possui inúmeros artigos em revistas técnicas e periódicos no Brasil e no exterior.

Associações: Movimento de Defesa da Advocacia (MDA); Instituto de Pesquisas Tributárias (IPT); Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT); Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.