Conforme relatório divulgado pela Questum, “M&A Deals Report 2025 H1”[1], o número de transações em tecnologia aumentou 71,1% no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado – já representando 72,45% de todas as operações realizadas ao longo de 2024.
Esse levantamento demonstra que, mesmo em um cenário desafiador e com a taxa de juros alta, o apetite para realização de novos aportes tem aumentado, mas de modo mais estratégico. Como indicado no relatório, além de um perfil mais diverso de investidores, a busca por startups sólidas e com boa governança tem sido o diferencial, alinhadas às aquisições estratégicas.
Isso porque as médias e grandes empresas têm focado em investimentos que resolvam os seus próprios desafios, inclusive para incremento de modelo de negócio. Além disso, nota-se que a euforia dos anos de 2020 e 2021 e a consolidação de 2024 como um ambiente mais racional, deram espaço hoje a uma fase de aportes conscientes e em startups mais bem estruturadas, conforme destacado na carta integrante do relatório, assinada por Rafael Assunção, founder e managing partner da Questum.
O relatório ainda traz luz ao papel das startups de inteligência artificial (IA) que tem sido destacado para resoluções voltadas à economia de custos, ganho de eficiência e processos de automação. Por outro lado, empresas de (ciber)segurança também estão em destaque considerando o próprio uso comentado de IA (inclusive indevidamente) como método de prevenção e/ou combate a golpes e fraudes digitais.
Seja você empreendedor, startup ou investidor, conte com o Machado Nunes Advogados. Nossa equipe é altamente especializada neste mercado e conhece a fundo suas particularidades, oferecendo soluções para impulsionar seus resultados e atuando como um agente facilitador do seu negócio.
Rua Oscar Freire, 379 - 9º andar
CEP 01426-900 • Jardins - SP