publicações

Imagem - CARF autoriza planejamento tributário com divisão de atividades entre diferentes empresas integrantes de grupo econômico
Alerta Tributário

CARF autoriza planejamento tributário com divisão de atividades entre diferentes empresas integrantes de grupo econômico

O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) cancelou um auto de infração de IRPJ e CSLL por meio do qual a Receita Federal havia glosado despesas relacionadas a operações intragrupo.

No caso concreto, uma indústria química sujeita ao lucro real realizou uma cisão parcial para segregar a atividade de transporte de carga, transferindo -a  para uma nova entidade optante pelo lucro presumido. Posteriormente, as empresas formalizaram contrato de locação de veículos, detidos pela entidade sujeita ao lucro real. 

Sob a alegação de que a operação configurava planejamento tributário abusivo, a Receita Federal lavrou auto de infração para glosar a dedutibilidade das despesas com o financiamento e a depreciação dos veículos. 

A autuação foi fundamental no argumento de que as entidades compartilhavam a mesma sede administrativa, além de administradores e gerentes. Ainda, no entendimento  da Receita Federal, o valor atribuído ao contrato de locação dos veículos intragrupo seria irrisório e substancialmente inferior às despesas de depreciação incorridas pela empresa no lucro real.

O CARF cancelou a autuação sob o fundamento de que não compete ao Fisco Federal questionar os aspectos quantitativos dos custos e despesas incorridos pelos contribuintes. Isto é, o simples fato de determinado contrato ter sido celebrado por valores baixos não é suficientes para gerar a glosa das despesas correspondentes, salvo se configurar ato anormal de gestão, ou seja, contrário ao interesse da entidade, o que não foi comprovado no caso.

O precedente reforça a possibilidade de reestruturação societária dos contribuintes para melhor eficiência das atividades realizadas pelo grupo econômico, inclusive mediante a realização da operações intragrupo, desde que observados aos cuidados necessários para evitar a caracterização de planejamento tributário abusivo.

Nosso time tributário acompanha de perto as principais decisões administrativas e judiciais relacionadas à tributação de grupos empresariais e estão à disposição para esclarecer dúvidas sobre o tema.