A Comissão Temporária Interna sobre Inteligência Artificial no Brasil apresentou na data do dia 28/11/2024 seu relatório contendo um novo texto, que será votado antes de seguir ao Plenário do Senado. Se aprovado, o texto será encaminhado à Câmara dos Deputados.
O relatório trouxe alterações importantes, sobretudo para esclarecer as responsabilidades dos agentes envolvidos na cadeia de valor de sistema ou aplicações de IA. Abaixo, a equipe de Inovação do Machado Nunes traz algumas das suas impressões iniciais sobre os principais alterações no texto:
Apesar de considerarmos melhoria da redação, compreendemos que ainda persistem questionamentos sobre a complexidade da norma e seus possíveis impactos futuros, especialmente em relação a investimentos e inovação tecnológica no Brasil. O cenário remete às discussões iniciais sobre o AI Act no bloco europeu, que, apesar de mais enxuto, também enfrenta críticas similares.
Outra preocupação é a forma de operacionalização do Sistema Nacional de Inteligência Artificial (SIA), especialmente no que diz respeito ao papel da ANPD e demais autoridades setoriais, bem como a gestão de eventuais conflitos entre esses órgãos – ponto ainda não esclarecido a partir do texto apresentado.
Rua Oscar Freire, 379 - 9º andar
CEP 01426-900 • Jardins - SP