publicações

Imagem - Realização de exames em farmácias em debate
Boletim Regulatório

Realização de exames em farmácias em debate

Atualmente, há um embate entre a legislação federal e a regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (“Anvisa”) sobre a possibilidade de realização de exames no âmbito das farmácias.

As Leis Federais nº 5.991/1973 e nº 13.021/2014, que regulamentam a atividade farmacêutica e o controle sanitário de tais estabelecimentos, não vedam a realização de exames em farmácias, permitindo, inclusive, que a farmácia mantenha laboratório de análise clínica, desde que em dependência distinta e separada da farmácia, e sob a responsabilidade técnica do farmacêutico bioquímico.

Todavia, em 2009, com a edição da Resolução da Diretoria Colegiada (“RDC”) n° 44/2009, a Anvisa limitou a realização de exames em farmácias ao determinar, expressamente, que nas farmácias podem se realizar apenas a aferição de pressão arterial, de temperatura corporal e glicemia capilar.

No dia 17 de junho, diante desse cenário, a Anvisa abriu prazo para que os profissionais responsáveis pelo licenciamento e fiscalização de farmácias e drogarias, no âmbito das vigilâncias sanitárias locais, enviem contribuições a Consulta Dirigida que dispõe sobre a prestação de serviços de assistência à saúde em farmácias. O intuito central dessa Consulta é que esses profissionais informem, especialmente, os pedidos as solicitações de autorização para a realização de outros tipos de exames em farmácias, a fim de revisar o disposto na RDC n° 44/2009.

Após a publicação da Consulta, intensificam-se os debates sobre a necessidade de revisão das limitações dos tipos de exames que podem ser realizados no âmbito das farmácias.

Em síntese, atualmente, a realização de exames em farmácias que não estejam previstos na RDC n° 44/2009 é comumente autuada pelas vigilâncias sanitárias. No entanto, a expectativa é que esse cenário se modifique com a abertura da mencionada Consulta Dirigida.

A Consulta Dirigida pode ser acessada aqui

Nosso Escritório se coloca à disposição para o esclarecimento de quaisquer dúvidas.

PUBLICAÇÕES RELEVANTES

Consulta Pública ANS n° 75 –  Disponibiliza para Consulta Pública proposta normativa sobre procedimentos para o funcionamento do processo administrativo eletrônico na Agência Nacional de Saúde Suplementar em atos processuais por usuários externos.

Decreto Federal n° 9.830/2019 – Regulamenta o disposto nos art. 20 ao art. 30 do Decreto-Lei nº 4.657, de 4 de setembro de 1942, que institui a Lei de Introdução às normas do Direito brasileiro.

Resolução CFBio nº 516/2019 – Dispõe sobre a atuação do Biólogo na área de Aconselhamento Genético.

Resolução ANTT nº 5.848/2019 – Atualiza o Regulamento para o Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos.

RDC ANVISA n° 292/2019 – Revoga normas obsoletas da Secretaria de Vigilância Sanitária (SVS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Consulta Pública ANVISA n° 657– Disponibiliza para Consulta Pública proposta normativa sobre critérios e prazos para a renovação do registro e notificação de medicamentos.

Despacho ANVISA n° 87 – Modifica a Agenda Regulatória da Anvisa 2017-2010.

Resolução CFBio n° 308/2019 – Dispõe sobre atos do profissional biomédico com habilitação em gestão das tecnologias em saúde.

Emenda Constitucional nº 100 – Altera os artigos 165 e 166 da Constituição Federal para tornar obrigatória a execução da programação orçamentária proveniente de emendas de bancada de parlamentares de Estado ou do Distrito Federal.

RDC ANVISA n° 291/2019 – Dispõe sobre a adoção da liberação paramétrica e o uso de indicadores biológicos em substituição ao teste de esterilidade em produtos para saúde novos esterilizados por óxido de etileno.