O senador Eduardo Braga, relator do Projeto de Lei Complementar nº 68/2024, principal texto que regulamenta a Emenda Constitucional nº 132/2023 (Reforma Tributária), apresentou seu parecer no Senado Federal.
A Reforma Tributária foi aprovada no final de 2023 pelo Congresso Nacional, com a previsão de substituição de cinco tributos sobre o consumo – PIS, COFINS, ICMS, ISS e, parcialmente, o IPI – pelo IBS, de competência dos estados, dos municípios e do Distrito Federal, e pela CBS, de competência da União. Além disso, prevê a instituição do IS, que incidirá sobre bens e serviços considerados prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente.
O Projeto de Lei Complementar nº 68/2024, por sua vez, foi aprovado em julho deste ano pela Câmara dos Deputados. O texto institui normas gerais sobre IBS, CBS e IS, regras de creditamento, regimes diferenciados e específicos, regras para a transição do sistema atual para o novo, dentre outras.
A expectativa é que, neste mês de dezembro, o referido projeto seja apreciado pelo Senado Federal.
Destacamos abaixo algumas das principais novidades do parecer apresentado pelo relator Eduardo Braga:
Caso seja aprovado pelo Senado Federal com as modificações mencionadas acima, o projeto retornará para a Câmara dos Deputados para nova apreciação.
Nosso Escritório acompanha o tema com proximidade e se coloca à disposição para eventuais esclarecimentos.
Rua Oscar Freire, 379 - 9º andar
CEP 01426-900 • Jardins - SP