Hoje (06/04) a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou um Aviso ao seu quadro de colaboradores, solicitando que os usuários do aplicativo de teleconferências Zoom o desinstalem e alterem suas senhas o quanto antes. Segundo a agência, o aplicativo apresenta falhas técnicas que viabilizariam o acesso não autorizado à câmera e microfone, roubo de usuário e senha de acesso, bem como a coleta e envio de informações das ligações.
Tal decisão vem na esteira de diversas denúncias referentes a deficiências em suas ferramentas de segurança, compartilhamento de dados com outras plataformas como Facebook e Linkedin sem autorização prévia, além de uma frequente invasão de reuniões por terceiros. O salto de 10 milhões para 200 milhões de usuários causado pelo distanciamento social realizado no mundo inteiro por conta do COVID-19 atraiu a atenção de especialistas em segurança, hackers e usuários maliciosos.
O antigo foco da Zoom em usabilidade do produto passou, nas últimas semanas, a se voltar para questões de segurança da informação que vão desde alterações no design da aplicação ao desenvolvimento de ferramentas de privacidade, algumas já estão disponíveis na última atualização. Segundo a empresa, ferramentas mais complexas serão desenvolvidas nos próximos meses.
Caso sua empresa utilize o Zoom, recomendamos adotar as seguintes medidas:
Nossa equipe de Direito Digital e Proteção de Dados está à disposição para auxiliar sua empresa a lidar com as transformações trazidas pelo COVID-19, além de outros desafios do mundo conectado.
Fontes:
Anvisa – “Ferramenta Zoom é bloqueada na Anvisa”: disponível aqui.
Valor econômico – “Zoom admite falhas de segurança após alta na demanda por videoconferências”: disponível aqui.
Agência Brasil – “Anvisa proíbe uso interno do app Zoom por problemas de segurança”: disponível aqui.
The Verge – “Zoom is showing how to respond to criticism the right way”: Disponível aqui.
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